sexta-feira, 18 de junho de 2010

Onibus


O transporte público aqui é excelente. Eu, como estudante, nao pago. Um adulto pode comprar um ticket válido por 30 dias (Monatskarte) por € 36,80. Com duas passagens por dia, contando somente durante a semana dá mais ou menos R$ 2,25 por passagem. Além disso tem ônibus, ou bonde, toda hora.

Eu tomo o 5515 numa estacao a 50 metros de casa, desco na Luisenplatz e pego o K para universidade.
Andar de ônibus me é interessante, ainda mais com tanta civilidade, quem sai tem sempre preferência, o ônibus rebaixa no ponto, nao há degraus para subir (aqui voce toma o ônibus e nao sobe no ônibus), e os horário sao cumpridos.
Eu tenho três atitudes diferentes durante as viagens, ouco música, presto atencao dentro do ônibus ou presto atencao fora do ônibus.
Quando ouco música eu me desligo de tudo. Quando presto atencao dentro do ônibus fico imaginando histórias sobre as pessoas que estao no ônibus Aquele rapaz meio desligado está indo fazer prova de física e nao estudo direito, aparenta calma mas está desesperado. Aquela senhora acabou de resolver um problema com o marido e nem queria mais sair de casa, olha só a cara de felicidade dela.
Quando eu presto atencao fora do ônibus, vou olhando a paisagem e procurando detalhes novos num caminho que é sempre igual, sempre o mesmo.
Ontem estava prestando atencao fora do ônibus, procurando pequenas estátuas ou decoracoes que as pessoas poem nas casa. Tem uma casa com uma estátua de cachorro que é o máximo. O dono poe um lenco vermelho, outro dia tinha um tapa olho de pirata e agora está com um chapéu de bombeiro. Perdido eu meus pensamentos eu nem percebi que uma senhora de bengala estava de pé ao meu lado. Imediatamente eu me levantei para dar lugar a ela, peguei a mochila com a mao e me levantei. Neste instante o ônibus partiu. Eu perdi o equilíbrio, quase larguei a mochila, busquei um lugar onde me segurar, tirei o pé para nao pisar na pessoa do lado.Nao cai, mas foi um vexame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário