terça-feira, 29 de junho de 2010

Complexo de Golgi

Nos anos 90 Bussunda tinha uma coluna no Estadao. Para mim, Bussunda no Estadao já é uma piada. Uma coluna em especial me ficou na memória (tentei achar na Internet, mas nao encontrei), ele trata do aprendizado de coisas inúteis e dá como exemplo a total inutilidade para a profissao de jornalista e humorista saber o que é complexo de Golgi.
Eu achei a coluna muito engracada, principalmente por que me irrito muito com gente que nao quer aprender isso ou aquilo por que nao terá utilidade.
Este mês, numa entrevista ao Caderno de Educacao(http://tinyurl.com/32ap85v), Fernando Reinach levantou este mesmo tema ao declarar "Quantas pessoas calculam raiz quadrada em seu dia a dia?"
Acontece que nao se aprende para usar, primeiro porque é impossível definir o que se vai usar ou nao. Bussunda usou o seu conhecimento sobre complexo de Golgi para fazer uma piada, objetivo do seu trabalho - na verdade, ele fez várias piadas com este tema. Outra coisa é deixar de aprender algo implica em aprender alguma outra coisa no lugar, vejo muitos exemplos de deixar de aprender alguma coisa por inútil e nao aprender nada no espaco deixado por esta falta de aprendizado, o que é com certeza inútil.
Porém, mais importante do que tudo isso é compreender que o aprendizado vale pelo caminho em si, vale o exercício da memória, a curiosidade de coisas novas, as ligacoes imprevisíveis que se formaram com conhecimentos aparentemente desconectados. Vale compreender que se aprende de forma rizomática, sem controle.
Quem diz que nao precisa aprender alguma coisa está com precisa de aprender qualquer coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário