quinta-feira, 24 de junho de 2010

Educacao para todos

Educacao para todos pode ser educacao para ninguém.
Na aula de alemao tivemos uma explicacao do complicado sistema educacional alemao, eu já havia lido a respeito e conversado com várias pessoas, entao foi mais fácil de entender. Depois tive que fazer uma redacao sobre o sistema educacional brasileiro e explicar para a professora. Ela ficou espantada ao saber que a educacao básica, i.e. Fundamental + Ensino Médio, é para todos os cidadaos. Ela estranhou um esforco de tempo e dinheiro para dar 11 anos de educacao igualitária a todos os cidadaos.
Claro que eu tive dificuldade em explicar que isso era somente em teoria, que na vida real isso nao funciona. Ainda mais falando em alemao.
Eu já considerava que o modelo educacional brasileiro é a forma que encontramos para manter a desigualdade. Aqui minha opiniao ficou mais forte. Dizemos que temos educacao para todos para nao dar educacao à ninguém, quem puder que consiga a sua. Da mesma forma que dizemos nao haver racismo para continuar excluindo os negros.

Um comentário:

  1. Oi amigo Antonio,
    Que coisa linda seu blog!Objetivo e claro como você é em suas opiniões e suas sábias idéias. Sou sua fã!
    Adorei seu comentário e compartilho das suas impressões e da profunda desigualdade que conseguimos criar e manter no sistema educacional brasileiro.
    Continue escrevendo, que eu ficarei acompanhando de cá do outro lado do oceano.
    E viva a Alemanha na copa!
    beijinhos, Fabi

    ResponderExcluir