domingo, 27 de junho de 2010

Herança

A heranca é vista como uma coisa sempre boa, um prêmio, quase igual a ganhar na loteria. Quantas histórias já ouvimos sobre herancas inesperadas vindas de parentes distantes, sobre um diligente advogado inglês que conseguiu localizar um sobrinho-trineto de um milionário duque, sobre a jovem americana que se descobre herdeira de império e assim por diante.
Herancas podem ser boas ou ruins, nem sempre é uma coisa boa. Algumas doencas vem por heranca, diabetes, doencas do coracao, calvicie e muitas outras sao transmitidas dos pais para os filhos. Para estas nao há escolha, recebe-se, aceita-se e vive-se com isso da melhor maneira possível.
Todas as outras herancas nao sao imposicoes da vida, aliás, muito pelo contrário, as herancas recebidas sao fruto de escolha. Pode-se escolher o que herdar, depende do que se faz com a heranca.
Uma pessoa que recebe uma fazenda por heranca, que era do pai, que era do avô e que era do bisavô, se nao cuidar e continuar com a fazenda, nao terá esta heranca. Se ele vender a fazenda e montar uma fábrica, toda a heranca de quatro geracoes acaba-se.
As escolhas ficam ainda mais evidentes quando a heranca é imaterial. O avô era escravocrata, o neto escolhe nao ser herdeiro deste pensamento. Isso pode acontecer com grupos de pessoas também. Corporacoes podem escolher o que manter como heranca, empresas com tradicoes de pouco respeito ao meio ambiente podem mudar completamente, ou ao contrário, empresas éticas podem destruir o patrimônio ético rapidamente, desde que desejem nao ser mais herdeiras deste legado.
O quanto a selecao brasileira de hoje é herdeira do futebol de geracoes anteriores, que escolhas fizemos? Que escolhas fizeram por nós?
Será que recusamos a heranca de tolerar ou querer ditaduras? Escolhemos finalmente a responsabilidade da democracia?
Aqui percebo uma recusa muito grande em continuar com a heranca do nacionalismo, por isso o comedimento no uso das bandeiras e dos símbolos nacionais na copa do mundo. Recusaram uma heranca e estao construindo novas para as geracoes futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário