quarta-feira, 31 de março de 2010

A páscoa que nao teremos

A páscoa é um feriado muito importante na Alemanha, sao duas semanas de férias escolares e para quem trabalha, feriado na sexta e na segunda. As casas sao enfeitadas com pequenos arbustos nos quais se colocam ovos coloridos. As lojas se enchem de ovos e coelhos de chocolate, barracas sao montadas na praca central.
Mas muito mais do que isso é a natureza que se alegra, pequenos narcisos brotam nos parques do dia para a noite, primeiro os pequenos e amarelos, depois os vermelhos e lilases, depois maiores, entao uma manta de minúsculas margaridas cobre a grama verde que até poucos dias atrás estava coberta de neve.
As pessoas também mudam, ficam mais alegres, despem-se das roupas pesadas e da carranca por ter ficado tanto tempo em casa.
Eu sempre ouvi que páscoa é renovacao, simbolizada pelo ovo e que o coelho representa a fertilidade. Compreendo isso agora.
Esta páscoa nao teremos de modo completo porque nao vivenciamos o inverno, que este ano foi rigoroso, nao ficamos assim tanto tempo presos em casa e portanto nao teremos esta mudanca brusca do frio para o quente. Como vamos voltar ao Brasil em janeiro tampouco a teremos no ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário