segunda-feira, 22 de março de 2010

Eficiencia Alema

Se no Brasil temos o “garantismo” como meio de não termos justiça, aqui podemos presenciar a firmeza da aplicação da justiça. Para mim, em duas ocasiões em especial.
Quando aluguei o apartamento tive que levar alguns móveis que meus amigos já tinham deixado esperando por mim, para esta pequena mudança pedi ajuda a um colega do instituto. Ele foi muito gentil e fez sete viagens para levar os meus móveis. Colocar os móveis no carro, andar por 2,5 km, esvaziar o carro, subir as escadas e voltar a fazer tudo de novo. Numa das viagens, esse meu amigo esqueceu de por o cinto de segurança, por azar a polícia ficou do nosso lado. Imediatamente fez uma sinalização, indicou para pararmos. Foi feita a conferência de documentos e meu amigo foi multado em 30 Euros, ele pagou imediatamente, na hora. O policial sacou uma máquina de cartão de débito e pronto. Claro que haveria espaço para negociação, arguições, recursos e outros que tais, mas como ele sabia que no final teria que pagar e pagar mais, preferiu pagar.
Outro momento foi quando minha filha foi pega no controle de ônibus sem o comprovante de idade. Por ter menos de 14 anos ela tem direito uma passagem especial, como o controle não pode verificar a idade, ela foi levada a um posto policial e foi lavrada uma multa. Tenho 15 dias para fazer o pagamento.
Neste dois casos, percebi que existe justiça. Apesar de ver pessoas muito próximas a mim serem prejudicadas fiquei contente com o fato de haver justiça.

Um comentário:

  1. Eu não sei até que ponto isso é justiça. O que nos faz humano é a nossa capacidade de julgar exceções. Estado policial que controla cada aspecto da vida do cidadão em fim do bem comum me parece mais uma distopia "a la" 1984.

    ResponderExcluir