quinta-feira, 18 de março de 2010

Escola

Minha filha foi para a escola ontem, primeiro dia. O processo foi longo e burocrático, mas funcionou, aliás como tudo aqui na Alemanha.
No começo eu falava com todo mundo a respeito do problema, até que o estagiário do setor de assuntos internacionais ligou na hora em que conversávamos com a "diretoria de ensino". Ele me conseguiu um telefone para conversar a respeito, mas somente às terças e quintas de manhã. Liguei no horário combinado e falei com um funcionário de lá. Ele me fez uma porção de perguntas e marcou uma reunião para a outra terça de manhã.
Na reunião eu levei o passaporte e o histórico escolar traduzido, mas ele queria mesmo era falar com ela. Só que ela não tinha chegado ainda. Então marcamos para a outra terça e eu ainda teria que providenciar um atestado médico.
Minha mulher foi muito diligente e conseguiu o atestado médico, então, no dia e hora marcados fomos lá. Ele conversou muito com ela, comigo, viu que as notas dela eram muito boas e no final eles escolheram uma escola que tem uma IK - Intensive Klass. Já para o dia seguinte marcamos o início das aulas.
No dia seguinte fomos bem cedo para a escola e já o diretor já estava nos esperando. Fomos com a professora do IK até a sala de aula. Ela deu tarefas aos alunos e ficou um tempão conosco, conversando sobre a grade possível, o funcionamento da escola e tudo o mais. Ao final da primeira aula fomos embora e minha filha ficou para assistir a primeira aula dela em uma escola alemã.
Depois ficamos sabendo que a classe tem 14 alunos, de 12 a 16 anos, russos, poloneses, turcos, portugueses... todos com o interesse comum de aprender alemão o mais rápido possível, com aulas de alemão, biologia, geografia, inglês, enfim, disciplinas regulares, mas com uma professora que sabe ter alunos que não são falantes da língua.
Até agora a experiência tem sido incrível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário