terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Pulseirinhas


Que as pulseiras "Power Balance" nao funcionam todo mundo sabe (veja aqui). Nao me incomoda que algumas pessoas paguem mais de R$ 100,00 por uma pulseira de plástico e nem eu devo julgar quem faz isso.
A questao que me martelava era: Porque isso faz sucesso no Brasil, enquanto que nao vejo tanto alarde aqui na Alemanha.
Uma resposta possível está no fato de que aqui a moda anda atrasada em relacao ao Brasil, as novidades saem do Estados Unidos, passam pelo Brasil e depois chegam na Alemanha. Isso nao me satisfez, nao acredito que a pulseira vire moda aqui no futuro.
Outra possibilidade é considerar que o povo alemao é mais bem educado, mais racional e portanto nao se deixa levar por estas bobagens. Esta também nao é suficiente, visto que aqui também existem bruxos e outros que tais, os programas de televisao também me desmentem quanto a isso.
Finalmente cheguei a conclusao de que uma pulseirinha com holograma e poderes mágicos nao faz sucesso na Alemanha por conta do individualismo do seu povo.
No Brasil somos mais interessados e preocupados com a vida dos outros e nos pautamos também em acompanhar o grupo. Se todo mundo usa a pulseira eu também vou usar, já que mal nao faz, a selecao de volei está usando, entao eu vou usar e fazer parte delas também. O primeiro a usar no grupo também tem uma vantagem de ter para si uma parte da atencao e controlar o assunto, e mesmo que a pulseira nao tenha nenhum efeito é muito dificil desacredita-la.
Isso nao acontece aqui, cada um cuida da sua vida, se voce quiser usar a pulseira tudo bem, ninguém vai te dar mais atencao por conta disso, nem se voce usar uma calca rasgada, ou pintar o cabelo de laranja, voce faz o que quiser e pronto. Também ninguém vai te criticar ou desprezar por usar, cada um na sua.
Sao estas pequenas diferencas que a gente vai percebendo ao longo do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário