sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Foguetes




Lins, 1970.
Mesmo no interior de São Paulo a corrida espacial era o assunto de todos. No meu aniversário de 6 anos o bolo foi cortado em pedaços, embrulhado em papel alumínio e montado na forma de um foguete.
Naquela época eu também ganhei uma revista que vinha com todos os assuntos da NASA e um kit para fazer o seu próprio foguete. Meu primo me ajudou a descobrir que efervescente era o Sal de Fruta e assim brincamos vários vezes com o foguete.
Depois, eu fiz esta mesma brincadeira com vários sobrinhos, usando um tubo de Cebion.
Berlin, 2010.
Na volta de Berlin um trem superlotado. Lugar somente no vagão para bicicletas e carrinhos. Conseguimos sentar nos assentos reclináveis. Uma mãe com dois filhos, um menino de 8 e uma menina de 6, sentou-se ao meu lado. As crianças ficaram do lado oposto, num ressalto entre a parede e a máquina de vender bilhetes.
A menina sentada num assento para bebes e o menino folheando uma revista. Todo empolgado ele retirou o kit que acompanhava a revista. Um modelo de foguete, parecido com o ônibus espacial e uma base. Eu não pude deixar de sorrir. Ele leu as instruções com vagar e disse para a mãe:
É um foguete de verdade! Tem que por fermento na base e vinagre aqui. O foguete voa mesmo!
A mãe não acreditou e tentou reduzir as expectativas do filho para evitar uma frustação. Eu não me contive e confirmei para a mãe, contando que tive um quando tinha a idade dele.
O menino sorriu satisfeito e eu fiquei meio bobo por vários kilômetros, na fria neve da Alemanha, lembrando do calor Lins.

PS para a Marga
A mãe dos meninos estava lendo um livro de Sándor Márai.

Um comentário:

  1. Pirassununga, 1969
    Eu tinha 6 anos fiz os mesmos experimentos, que repeti uns anos depois com combustiveis mesmo.

    Dallas, 2017
    Achei seu post procurando receitas de propelentes, pq quiz fazer um foguete similar com meu filho de 10 anos. Infelizmente o tubo de Cebion atual eh feito de plastico, portanto descarta a possibilidade de usar propelentes combustives. Vou tentar fermento e vinagre mesmo.

    Obrigado pelo relato e abraco!

    ResponderExcluir