domingo, 29 de agosto de 2010

Quer pagar quanto?



Esta é a rua da minha casa, Gräfenhäuser Strasse. Significa a rua que leva para Gräfenhäuser.
A tranquilidade é aparente, esta foto foi tirada num domingo de manhã. Mas outras coisas são facilmente perceptíveis. Para um engenheiro eletricista nota-se de imediato a ausência de fios e postes, se você não percebeu isso, atende para a quantidade de árvores. No Brasil não temos árvores nas ruas porque temos os fios de eletricidade.
Outra coisa que se percebe é o fato das casas não terem grades ou muros.
Veja a casa do meu vizinho. A porta fica na lateral, mas não há nenhuma cerca.
A minha pergunta do título chega agora: Quanto você está disposto a pagar para morar numa rua assim? Claro que tem que pagar. Não existe almoço grátis. Esta segurança custa e se você quer ter esta segurança, você tem que pagar por isso. E isso custa caro.
O custo desta segurança está numa sociedade mais igual. Está em colocar seus filhos na mesma escola que qualquer pessoa, está em, mesmo tendo emprego muito bom, sua vida não será tão melhor que o de qualquer pessoa. Está em andar de ônibus como todo mundo e encontrar o seu empregado ao seu lado. Está em contar o dinheirinho para todas as compras e poupar. Está em não ter empregada.
Ok. Se você estiver respondendo que já paga por isso pela quantidade de impostos que paga. A resposta está em um ditado que ouvia do meu avô: Quem compra errado paga duas vezes.
Ter a segurança e tranquilidade não está em construir muros mas sim em derrubá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário