segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Fusos, horários confusos

Eu nao me lembro bem quando aprendi fusos horários. Minha lembranca remete a algo que supus simples e nao dei muito importancia, por isso acho que nao aprendi direito. Lembro que aprendi no manual do escoteiro mirim, com um mapa mundi listrado.



A diferenca de fuso daqui para o Brasil varia de 3 a 5 horas, dependendo do horário de verao em cada lugar. Agora estamos com cinco horas de diferenca.

Estou escrevendo este post um tanto atrasado em relacao ao fato, mas só me deu vontade agora.
Um sobrinho de um amigo meu, de 8 anos de idade, teve muita dificuldade em entender como funciona o sistema de fuso horário. Como pode ser uma hora diferente em cada lugar? Depois de muito explicar ele acabando entendendo, ou melhor, aceitando esta diferenca.
Durante a copa este meu amigo ligou para a família um pouco antes do jogo do Brasil e o sobrinho perguntou:
- Que horas que vai ser o jogo aí? O jogo já aconteceu aí?
- Nao. O jogo acontece no mesmo horario.
- Mas como assim?
Imagino a cara de confusao do menino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário