sábado, 31 de julho de 2010

Defesa de Doutorado


Semana passada fomos assistir a defesa de doutorado de um colega alemão que esteve no Brasil para um estágio. Um cara muito legal, no Brasil entrou no clima sem receio, se colocava à vontade em todas as situações e portanto também nos deixava à vontade. Tomou caldo de cana, comeu carne até não poder mais, experimentou palmito, comeu feijoada e adorou creme de abacate.
Vê-lo na defesa foi um prazer uma honra, além de poder prestar uma homenagem.
A defesa aqui não é muito diferente de uma defesa no Brasil. O doutorando expõe sua tese por 30 minutos e é submetido a uma sabatina da banca, começando pelo orientador.
Até aí tudo igual, com a óbvia diferença que começa em ponto e que os familiares do doutorando não assistem. Somente os colegas de instituto.
Nas perguntas do orientador uma grande diferença, as perguntas começam de conceitos básico, relacionados com a tese, mas no nível de graduação. No caso do meu amigo foi uma prova oral de banco de dados e modelagem orientada a objetos.
Depois as perguntas dos demais membros da banca. Terminadas as perguntas, todos são convidados a se retirar e a banca decide sobre a nota e aprovação. Chama o doutorando e comunica a nota. Que não é divulgada, é uma informação que diz respeito somente ao doutor e é até falta de educação perguntar a nota.
No final não é muito diferente das do Brasil, isto é, das de exatas, porque não dá para comparar em nada com a que assisti de um grande amigo na Faculdade Educação da Unicamp.
Depois de feito doutor, os colegas colocam o chapéu de doutor que é feito sob medida e enfeitado com coisas significativas do doutor. Para o meu amigo fizeram um banco de dados (dados de jogar), um pedaço de teclado com cola quente derretida (simbolizando a mania de limpeza), um tapete persa e uma placa de Heidelberg, por conta de um projeto com este nome que ele tocou durante o tempo no instituto. Com chapéu ele entra num carrinho que tenta ter a forma de um monitor gigante e nós o puxamos em volta do prédio da universidade.
Um lanche com sekt é servido ao presentes.
E é isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário