segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Discurso IV turma de Engenharia de Produção

Excelentíssimo professor doutor Armindo Quillici Neto, diretor da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal; Professor doutor Gleyzer Martins, coordenador do curso de engenharia de produção, Professor Cynara, Professor Marcus Vinicius, meus queridos alunos, agora colegas, senhoras e senhores, boa noite.
Sinto-me honrado em estar aqui como professor convidado, e como professor não posso deixar de dar uma aula, de ensinar, é da minha natureza, foi assim que vocês me conheceram.
O mundo que vocês estão inseridos está na fronteira de uma mudança, de um ponto de mutação decisivo. O que se está se convencionando chamar de Indústria 4.0 ou Indústria da Internet vai revolucionar os sistemas produtivos como hoje conhecemos. Conceitos como Internet Pervasiva, Big data, Componentes Cyber físicos, produtos inteligentes feitos em fábricas inteligentes, tudo isso começa agora como começam vocês no exercício da engenharia.
Essa mudança toda está fortemente baseada no conceito de inteligência cognitiva, uma inteligência que consegue aprender consigo mesma.
Quando essa inteligência cognitiva se juntar às possibilidades da tecnologia da informação os sistemas produtivos estarão em um novo patamar, não serão mais como os conhecemos hoje.
Vocês serão os construtores desse novo patamar, algo que talvez eu não veja em sua plenitude e que vocês verão e participarão desde seu início.
Para isso é preciso que vocês também utilizem a capacidade de usar a sua inteligência para continuar aprendendo e é nesse ponto que nós, professores, pudemos dar alguma contribuição.
Queridos colegas, desejo que vocês utilizem a inteligência e força de vontade que os trouxeram até aqui para construir esse novo mundo. Continuem aprendendo, continuem colocando essa força de vontade a favor do bem e façam um mundo melhor para meus netos. Nós sabemos do que vocês são capazes!

Um comentário:

  1. Muito bom seu discurso. Claro, objetivo e direto. Tenho certeza de que seus alunos gostaram muito.

    ResponderExcluir