quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Parafusos, chefes e vazamento

A figura acima é de uma estação de bombeamento, no caso uma estação da Gauff Engineering. Não é uma grande estação de bombeamento e mesmo assim dá para a grande quantidade de parafusos, cada flange tem lá seus seis ou oito parafusos. Todos são possíveis de ter algum vazamento. É muito difícil garantir que não haja nenhum vazamento quanto se inicia a operação de uma estação de bombeamento, as pressões, as movimentações e a dificuldade em verificar se está tudo estanque antes de ligar são os motivos porque ligamos a estação e vamos eliminando os vazamentos que existirem.
Quando eu comecei a trabalhar na Sabesp tive a enorme sorte de estar junto com um grupo fantástico de engenheiros, aprendemos muito juntos.
Um desses meus colegas ficou responsável por montar uma estação de bombeamento, ele é muito inteligente, mas era recém formado e essa foi a sua primeira obra. Um engenheiro mais velho ficava falando que muitos vazamentos iriam aparecer e esse meu colega ficou muito preocupado com isso. Tão preocupado que cuidou dos parafusos um a um, inspecionando e re-inspecionando, mandando apertar e reapertar, mesmo assim o engenheiro velho insistia em falar em vazamento e o meu colega ficava tenso.
Até que chegamos a seguinte conclusão, se vazar seria normal e os avisos do engenheiro velho seriam consequência da experiência, se não vazar seria um 'tapa na cara' do engenheiro velho e um 'gol de placa' do meu colega.
Eu era o responsável por cuidar do fornecimento de energia, o que acabou atrasando porque eu não soube lidar muito bem com as relações da concessionária.
No dia em que consegui efetivar a ligação elétrica a estação foi ligada e... não vazou uma gota.
Meu colega ficou super contente e o engenheiro que vaticinava o vazamento ficou sem palavras.
Eu hoje ainda vejo pessoas mais experientes jogando a responsabilidade em gente mais jovem e apontando problemas comuns como se fossem erros, desvalorizando o aprendizado e se vangloriando da atividade de outros.
Esse engenheiro mais velho acabou se tornando um chefe tartaruga, um exemplo a não ser seguido.
Meu colega construiu uma carreira sólida e de sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário