quinta-feira, 29 de março de 2018

Re-encantamento

Eu comecei a dar aulas tardiamente. Só depois de anos com experiência de engenheiro e isso foi em 2002, ainda no Guarujá. O tempo vai passando e já tenho 16 anos de experiência docente.
Lembro do encantamento da primeira turma, do nome de vários alunos, do nervoso a cada aula, a cada prova. Esse encantamento vai desvanecendo com o tempo, como pode ser visto no cartum do site phdcomics
O grande problema desse desencantamento é que ser perde toda a possibilidade de considerar o aluno como protagonista do aprendizado, de colocá-lo no centro e como personagem principal de nossa atuação docente.
Alguns sinais são claros desse desencantamento: as aulas ficam iguais semestre a semestre, as provas não mudam mais, os exemplos envelhecem, as respostas ficam padronizadas, as surpresas desaparecem. Sabemos quais serão as perguntas e os erros dos alunos.
O exercício docente exige uma atenção especial e um re-encantamento contínuo. O contato com os jovens rejuvenesce, precisamos nos permitir a continuar jovens e encantados. Sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário