domingo, 6 de março de 2016

Formatura 2ª e 3ª turma de Engenharia de Produção - UFU - Ituiutaba

Os alunos da 3a. turma de engenharia de produção me homenagearam na sua formatura. Fiquei lisonjeado.
O presente recebido e que será guardado com muito carinho é esse da foto.


O discurso que proferi em agradecimento é esse:
Prezado Prof Daniel França Lazzarin, coordenador do curso de engenharia de produção; Prof. Amilton Silva Júnior, professor do curso de engenharia de produção, na pessoa de quem cumprimento os demais colegas aqui presentes; meus queridos afilhados, agora colegas; senhoras e senhores; boa noite.
De onde estou posso falar o que vejo. Vejo uma bela carga de emoção nessa sala, vejo o olhar orgulhoso daquele pai, vejo a satisfação no rosto daquela mãe, vejo a admiração incontida no rosto daquele irmão mais novo. Vejo uma satisfação infinita no rosto desses meus colegas.
Porém vejo mais do que isso, vejo uma sala repleta de sonhos. Vejo sonhos que aqui se concretizam, vejo sonhos que suplantaram inúmeras dificuldades, sonhos que nasceram há mais de cinco anos e exigiram noites de sono, fins de semana, longas horas de estudo. Vejo sonhos que superaram Jorges, Gleyzers, Antonios...
Enfim, o sonho de ser engenheiro se realizou.
Schiller, um escritor alemão disse que se deve respeitar os sonhos da juventude. (Não vou falar é só para ter se precisar “Man soll für die Träume seiner Jugend Achtung tragen”).
Esse respeito, no caso, refere-se a si mesmo. Ou seja, você deve respeitar seus sonhos de juventude, mantê-los vivos e verdadeiros. Isso porque sonhos não envelhecem, basta o sonho se realizar que ele renasce em outro sonho. Os sonhos que nasceram lá atrás se renovaram em sonhos que agora nascem, sonhos de atuar profissionalmente, de conquistar autonomia, de fazer o mundo um pouco melhor com base no conhecimento próprio. E eu sei que alguns desses sonhos já começaram a se realizar.
De onde estou fico embevecido ao ver essa sala assim repleta de sonhos, especialmente porque eu também pude participar desses sonhos. E quando se participa de um sonho próprio da juventude ficamos um pouco mais jovens também.
Daqui onde estou fico orgulhoso e feliz por vocês. Fico grato aos pais, familiares, amigos e toda a rede de pessoas que os ajudaram a chegar até aqui. Fico lisonjeado por ter sido convidado a estar aqui nesse momento. Mas mais do que tudo fico imensamente grato por vocês terem compartilhado comigo os seus sonhos de juventude, por terem compartilhado comigo um pouco da sua juventude, por terem permitido que eu me tornasse um pouco mais jovem. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário