sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Fase 3 - Quimiodectoma

Acabei indo a 3 especialistas em cirurgia de cabeça e pescoço (quem disse é necessária somente a segunda opinião?)
O primeiro foi um super especialista em São Paulo, o papa do assunto. Com os exames eles (o médico tem filho médico na mesma área) recomendaram logo uma cirurgia e se era carotídeo ou vagal não fazia muita diferença para a cirurgia.
Aprendi muito com eles, foram super gentis e pacientes, me explicaram tudo em detalhes e me deixaram bem mais leve (especialmente o meu bolso - hehe). Uma questão crucial é que me foi recomendada a cirurgia com a embolização.
Agradeço ao meu sobrinho por ter conseguido marcar esta consulta.
O segundo foi a indicação direta da doutora de Santa Bárbara, nele não senti nenhuma confiança, na verdade já tinha dúvidas pela dedicação que o médico dava à política, não acho que se possa fazer bem estas duas coisas. Quando eu perguntei a ele sobre a tal embolização, houve um silêncio, um ar de dúvida e o pedido de consultar o grupo de especialistas, ou seja, um "veja bem".
O terceiro foi um médico jovem de Piracicaba com um belo currículo Lattes, me senti seguro logo no primeiro momento. Quando eu falei de embolização ele foi muito seguro e descartou totalmente. Dizendo que não era o caso, visto que o tumor é alimentado por muitos vasos e que uma embolização jamais resolveria todos. Sendo um procedimento desgastante e desnecessário.
Um fato interessante é que o médico de São Paulo me disse que iria a um congresso nos EUA e o médico de Piracicaba também foi a este congresso.
Para fechar os exames ele me pediu uma angioressonância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário