quarta-feira, 20 de maio de 2026
Reserva Emocional
segunda-feira, 18 de maio de 2026
Viver menos
Eu não quero viver menos.
Não digo em dias, isso deixo que a fortuna decida. Eu não quero viver menos coisas, menos alegrias, menos tristezas, quero estar atento à vida para dela extrair tudo o que ela me oferecer.
Saber é o que me faz viver mais. Captar detalhes e transformar migalhas em fatias de pão.
Estes dias me ofereceram vários exemplos e me pus a pensar neste detalhes. Explico em quatro atos.
Ato I
Assisti novamente o filme "Murder by Numbers" um filme de Barbet Schroeder com Sandra Bullock de 2002 que foi disponibilizado no streaming recentemente.
O filme traz um drama adolescente vivido por Ryan Gosling, lá pelas tantas um aluno lê "O Barco Ébrio" de Rimbaud, que eu não conhecia. Lá fui eu ler o poema, entender o tema e contextualizar a referência. Rimbaud escreveu em 1871 um poema épico que traz as mesmas dores de um adolescente em 2002 e 2026, ouso dizer.
Assistir o filme sem saber a referência é aproveitar menos o filme. Aprender com o filme é viver mais.
Ato II
Assisti o belo filme "A vida de Chuck" meio drama e meio fantasia de 2024, escrito e dirigido por Mike Flanagan, também no streaming.
Baseado num livro de 2020 de Stephen King, o filme traz uma poética fantasia sobre a morte. Numa aula de literatura uma personagem lê o poema Canção de Mim Mesmo de Walt Whitman (1892) que tem a bela estrofe:
Do I contradict myself?
Very well then I contradict myself,
(I am large, I contain multitudes.)
“Eu me contradigo?
Pois bem, eu me contradigo.
Sou amplo, contenho multidões”
Esse verso "I contain multitudes" é o título de uma música de Bob Dylan.
Lá fui eu ler o poema, ouvir a música, estudar Rimbaud....e assim ver o filme com mais atenção e viver mais. A atenção ao verso me abriu uma caixinha que abriu outra caixinha e eu, como Alice fui caindo em diferentes labirintos.
Ato III
Na jaboticabeira de casa pousou uma gralha-cancã.
quarta-feira, 13 de maio de 2026
Cinquenta Centavos
Estou sendo agraciado com um "vintecincoversário".
Explico o neologismo, na verdade é um calendário do advento automático, adaptado para presente de aniversário.
O calendário do advento é uma tradição alemã de oferecer às crianças um pequeno mimo por dia durante o advento, do dia 1o. de dezembro até o Natal. As empresas de chocolate vendem o calendário pronto, outras empresas também fazem o seu. As pessoas podem fazer de qualquer forma sempre com um presente por dia. Até uma empresa automobilística fez um mostrando 25 modelos de carro diferentes.
No ano passado eu fiz um automático, um gaveteiro com 25 gavetas que se abriam de modo automático, uma a uma durante 25 dias.
Essa ideia evoluiu para presentear meus pais pelas Bodas de Ébano (66 anos de casados). Foi uma alegria, a cada dia eles abriam um novo presente, uma nova lembrança.
E agora sou eu que estou sendo gentilmente agraciado. No dia do meu aniversário recebi o primeiro presnte e agora terei um presente por dia, durante vinte e cinco dias.
Daí o neologismo: vintecincoversário, lembrando até de Alice no País das Maravilhas.
Anteontem recebi uma foto da Casa do Telégrafo em São Carlos, lembrando do meu avô que foi telegrafista da Companhia Paulista e foi muito importante para mim.
Hoje recebi um bilhete do meu irmão, que não encontrou uma moeda de cinquenta centavos de 1970.