Eu achava que essa frase era de uso comum. Cachorrinho que quebrou o pote. Ouvia sempre para dizer que alguém mostrava uma cara de dó e culpa, como que assumindo que fez coisa errada e já pedindo desculpa, ou para não apanhar. Só agora que fui buscar uma foto para ilustrar o texto é que a internet me avisa que a frase não é comum, ou pelo menos, não aparece nas buscas.
Não é da minha lembrança completa, então deve ter acontecido quando tinha menos do 6 anos. Eu perguntei como funcionava o pote, ou filtro de água, daqueles com prata e a imagem de São João. Achava incrível como a água entrava por cima e saía por baixo. Fiquei ainda mais intrigado quando soube que tinha uma vela para fazer a água pura. Uma vela! Acesa, eu pensei! Dentro do pote com água e que fazia a mágica de deixar a água limpa! Eu quis ver o pote e me estiquei todo para alcançar. O pote foi então levado mais para o fundo da bancada e a proibição de ver o pote.
Funcionou totalmente ao reverso. Uma vela acesa dentro de um pote proibido! Tudo que um menino curioso precisa para subir na pia e olhar o pote. Eu desequilibrei, caí, o pote caiu, e água ficou esparramada na cozinha. Na sequência tomei uma bronca: "Não adianta ficar com essa carinha de cachorro que quebrou o pote!.
Um pote novo chegou, igualzinho ao anterior, igualzinha minha curiosidade, só a explicação é que não veio.
Batata! Quebrei o segundo pote, encheu de água a cozinha e a bronca foi mais severa.
No terceiro pote veio a explicação, vi que a vela não era de cera com pavio, acho até que a vela antiga foi quebrada para me mostrar o carvão que tinha dentro. Não lembro quem me mostrou, julgo que foi meu avô Gumercindo.
Escrevo hoje para agradecer a todas as pessoas que com carinho e amizade mantém em mim a curiosidade viva e que ainda reside em mim o menino que quebrava potes.
Atire a primeira preda quem nunca fez uma peraltice.
ResponderExcluirSe alguém mostrou a vela, só pode ter sido o vô Cindo. E aposto que ele não estava presente quando o primeiro pote foi quebrado....
ResponderExcluir