Substantivação, também pode ser nominalização, que é a transformação em substantivo. Eu não me lembro de ter aprendido isso na escola. Não me vem nenhuma lembrança de qualquer das minhas professoras, de primário ou de português ensinando isso. Muito menos na escola técnica. Mesmo assim eu me lembrei disso e fui buscar na Internet para entender. Ai sim que aprendi o que é a tal substantivação.
Mas essa curiosidade não me veio do nada. Eu estava pensando na palavra ‘cuidar’ que é um verbo, mas pode ter a função de substantivo: O que restou foi um cuidar carinhoso.
Juntou-se a isso a lembrança da expressão que só ouvi em português de Portugal: “escrever com pinças”, que significa escrever com extremo cuidado, com delicadeza. Em oposição a escrever com os pés, que é como eles dizem.
Escrever com pinças exige um profundo conhecimento da língua e um respeito para com quem lê. Escrever com pinças é cuidar.
Enfim, o cuidar chegou para mim depois do respeito. A propaganda diz que tudo começa pelo respeito. O respeito é o mínimo para qualquer relacionamento. Não dá para ficar do lado de quem não me respeita. Isso vale para tudo, para relacionamentos profissionais, amistosos, amorosos, casamentos. Aliás, essa talvez seja a causa extrema do fim de casamentos, quando se perde o respeito já se perdeu tudo.
Se o respeito é a primeira cola do relacionamento, o cuidar é a segunda. É um estar junto para com o outro, um estar junto altruísta, além de respeitar querer o bem e agir para que o outro se sinta cuidado, amparado, seguro. Com respeito e cuidado outras colas virão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário