segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Liberdade e Responsabilidade

No Rio de Janeiro um bandido mata um policial em plena rua, durante o dia. O bandido é preso e no caminho da delegacia é assassinado pelos policiais. Em São Paulo jovens agridem um gay com uma lampada fluorescente.
Estes dois exemplos me causaram uma tristeza muito grande pelo que acontece com o meu país. Lutamos tanto por liberdade e a conseguimos. Agora estamos perdendo pouco a pouco por não termos conseguido agregar responsabilidade à liberdade.
A conta é simples, quanto mais liberdade mais responsabilidade. É assim na vida das pessoas em todos os círculos, na família, no trabalho, na igreja, no clube. No nosso amadurecimento vamos passando a ter mais e mais liberdade ao mesmo tempo em que vamos temos mais e mais responsabilidade. Não há como ter liberdade sem responsabilidade e nem responsabilidade sem liberdade.
Infelizmente estamos nos tornando uma sociedade sem responsabilidade. Os jovens que agrediram o gay não serão responsabilizados pelo que seu ato, por isso mesmo fizeram o que fizeram. O bandido não seria responsabilizado pelo seu crime. Os colegas o justiçaram.
Precisamos atentar para que assumamos responsabilidades se quisermos ser livres. E o que mais me assusta é que os sinais mostram que estamos escolhendo o caminho errado. O caminho de reduzir as liberdades, de uma nova lei, de um novo procedimento, de um novo órgão para cuidar disso e daquilo. Devemos ter a coragem de assumir o caminho de aumentar a liberdade, aumentando assim a responsabilidade. Esse caminho passa por punir os jovens agressores pelo que eles fizeram e não pelo o que eles são, à que família pertencem, ao futuro que terão. Também é preciso punir os policiais que agiram de modo errado, ao mesmo tempo, em que se garanta que criminosos cumpram sua pena corretamente.
Eu ainda vou entrar em um ônibus no meu país com a liberdade de não passar pela catraca ou de ter um cobrador, que me de a liberdade para que eu escolha o bilhete mais adequado para a minha viagem e que me cobre corretamente se a minha conduta for errada.

Um comentário:

  1. Também sinto isso, a restrição a cada dia de uma nova liberdade. Uma nova lei para isso, uma nova lei para aquilo. Hoje somos chipados, filmados, multados e se por acaso fomos ingenuos a ponto de falar a verdade somos crucificados. Penso que a China está a caminho socialista de 1984 e nós a caminho capitalista do Admiravel mundo novo.

    ResponderExcluir