segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Neve e volta para casa
Ontem voltei de Colonia para casa. Foi uma aventura. Por ter o ticket para usar somente trens locais eu tive que ir de Colonia até Coblenca, de Coblenca para Mainz e finalmente de Mainz para Darmstadt.
Em Colonia vários trens estavam atrasados, muita gente na estacao, uma confusao só. Eu imprimi meu itinerário e corri pegar o trem na plataforma 9. Cheguei bem em cima da hora e entrei no trem. Assim que o trem partiu eu percebi que estava no trem errado :(. Era o trem para Aachen e nao para Coblenca. Desci na primeira estacao e voltei para Colonia. Imprimi um novo itinerario e aguardei o trem correto. Nao esperei muito e embarquei.
No tempo normal chegamos até estacao Sul de Colonia. Mas aí comecaram os problemas. O trem comecou a andar devagar, foi parando, parando e parou em Brühl. Um aviso pelo alto-falante informou que o trem nao ia seguir viagem e que deveríamos pegar um outro trem na plataforma 53. Lá fomos nós.
Brühl é uma estavao pequena, na plataforma 53 nao há cobertura. Ficamos todos tomando neve e aguardando. Flocos grandes com vento. Meu gorro ficou molhado e a cabeca comecou a esfriar. Por mais que me cobrisse a neve derretia e escorria, entrando pela nuca.
Depois de uns 15 minutos um novo aviso nos alto-falantes, informando o cancelamento do trem.
E aí? O que fazer?
E eu nem entendia o que saía nos alto-falantes. Precisava perguntar para alguém.
Na dúvida eu resolvi voltar ao trem, para pelo menos, ficar coberto.
Várias pessoas fizeram o mesmo, o trem lotou. Nao havia espaco para os carrinhos de bebe e bicicletas. Depois de uns 20 minutos um novo aviso, desta vez com uma notícia pior, nenhum trem estava indo para o sul. Só nos restava esperar.
Mais uns 10 minutos de espera, e o motorneiro saiu da cabine e informou que deveríamos sair do trem. Eu vi todo mundo saindo e saí também. De novo na neve.
Eu tentando me proteger de todas as maneiras e uma família francesa com tres filhos sem gorro, sem luva, se divertindo. A mae nem ligava, muito estranho para mim.
Como eu estava com uma cara de interrogacao, uma senhora me informou em ingles que o trem iria sair e um novo trem iria para Bonn, que aquela era a única linha em funcionamento.
O trem tentava sair e nao conseguia, vapores, ar comprimido, luzes apagadas e nada do trem se mexer. Eu cansei e fui para o túnel que liga as plataformas, para pelo menos nao ficar na neve.
Depois de alguam espera, uma comemoracao. O trem consegui sair. Voltei para a plataforma e esperei um outro trem que nao demorou muito.
Este trem foi até Bonn, sem maiores complicacoes. Como estava lotado fui de pé o tempo todo.
Em Bonn, procurei as informacoes e tomei um trem direto para Mainz.
Dentro do trem o sistema de aviso escritos informava que o trem iria até Coblenca. Já era um grande avanco.
Chegando em Coblenca o aviso de que era o ponto final. No alto falante um aviso que o trem iria, depois de uma curta pausa para...eu nao consegui entender, mesmo sendo o aviso em alemao e depois em ingles. Perguntei para o meu vizinho e ele informou que o trem seguiria para Bingen. Eu respondi que iria para Mainz e ele me respondeu que devia ser isso mesmo, pois Bingen está na mesma direcao de Mainz. Eu agradeci e decidi esperar no trem. Ele entao sacou o IPhone e consultou o site da DBahn, mas com a confusao toda o site estava desatualizado.
Eu fiquei e logo depois de comecar a andar, o sistema de avisos informou que o trem iria para Mainz.
Ufa! Finalmente a viagem seguiria normalmente. Qual o que! Tres estacoes depois o trem parou e depois de 20 minutos um aviso sonoro que o trem teria um atraso de 55 minutos!
Nada a fazer senao esperar.
Com paciencia esperei e fui recompensado. O trem seguiu normalmente para Mainz e em Mainz peguei o trem para Darmstadt esperando somente 10 minutos. Cheguei em Darmstadt e esperei só 5 minutos para pegar o onibus para casa!
Saí de Colonia as 14h55 e cheguei em casa as 22h50. 8 horas para uma viagem que deveria durar 3!
No Brasil foi noticiado assim.
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Manha Tarde Noite
No verao eu achava muito gostoso ver o sol se por as dez da noite. Agora, no inverno, antes da cinco já está escuro.
No meu costume o dia tem sempre uma divisao muito clara entre manha, tarde e noite. Acordamos cedo para aproveitar o dia, tomamos um café rápido e trabalhamos bastante até o meio-dia. Quando o sol fica a pino nao dá mais para trabalhar, paramos para almocar e descansamos um pouco. Entao retornamos ao trabalho e até o sol se por e jantamos. À noite ainda temos muito o que fazer, aproveitando o clima mais ameno podemos sair, passear ou fazer algo em casa mesmo. Todos os dias tem suas divisoes bem claras. E uma refeicao bem definida para o inicio de cada parte do dia.
Nesta latitude esta divisao fica bem confusa, no verao a parte da noite nao existe, quando escurece o dia já acabou. No inverno há um período só, o curto intervalo entre o nascer e o por do sol.
Nao é ruim, é diferente, e para quem nao está acostumado, esquisito.
Assinar:
Postagens (Atom)