terça-feira, 17 de maio de 2016

Presente

O dicionário Priberam da Porto Editora dá para a palavra 'presente' o seguinte significado:
Como adjetivo
1. Que está no lugar de onde se fala, ou de que se fala.
2. Que está no tempo de onde se fala, ou de que se fala.
3. ...
....
Como substantivo:
6. O tempo atual.
7. A pessoa que assiste ou assistiu a algum acontecimento.
8. Coisa oferecida a alguém
...
O dicionário Houaiss informa que origem vem do latim, do que está à vista, que assiste.

Interessante notar que nas línguas latinas o sentido de 'presente' como algo que dá a alguém é feito por palavras diferentes, como 'regalo' em italiano e espanhol, ou 'cadeau' em francês, em alemão é 'Geshenk' e em inglês 'gift'. Nessas duas últimas existe uma palavra para presente como adjetivo originada do latim.

A língua portuguesa tem essas peculiaridades. Palavras diferentes e específicas.

Estava pensando na palavra e nos presentes que recebi por ocasião do meu cinquentenário. Vários presentes deliciosos, delicados, gentis. Todos, sem exceção, vindos com um gesto de carinho muito tocante. Recebi bebidas, eletrodomésticos, gravata, carteira, cd, dvd, pijama, livros, bibliocantos, chocolates, porta-retrato, ingresso para a olimpíada...

E é claro o presente da festa em si, da dedicação da minha família para realizar meu sonho.

Mas a razão da palavra 'presente' ainda me incomodava, porque não como o italiano com o sentido daquilo que alegra, ou do inglês para o que é dado?

A explicação me veio ao começar a usar os presentes. Fui fazer uma panqueca para jantar e o eletrodoméstico me fez lembrar de minha irmã, fui trocar a carteira velha pela nova e de novo os donos do presente me vieram à lembrança.

As pessoas se tornam presentes a cada instante que uso ou lembro do que me foi dado. O objeto traz a pessoa até aqui e isso sim é o que mais alegra!

2 comentários: