terça-feira, 11 de agosto de 2015

Pronome possessivo invertido

Pronomes possessivos são, segundo a gramática, palavras que, ao indicarem a pessoa gramatical (possuidor), acrescentam a ela a ideia de posse de algo (coisa possuída). Ou seja, indicam que alguém possui alguma coisa. Meu caderno (o caderno me pertence, eu possuo um caderno). Sua caneta (a caneta pertence a você, você possui uma caneta).

Esse fim de semana tive a feliz ideia de visitar um amigo muito querido, distante no tempo e no espaço, e próximo das emoções. Já se passavam quase vinte anos que não nos víamos, algumas trocas de correspondências, alguns e-mails. Não muitos, o que é uma pena.
Fui sem avisar, porque a viagem é longa e não sabia se seria possível. Não quis criar uma falsa expectativa, nem para mim e muito menos para ele.
Ele me reconheceu imediatamente ao me ver no portão e fomos conversando, falando, entrando na casa, indo para a cozinha, tomando um café, enfim sendo de casa, como se eu tivesse passado ali ontem e não no século passado. Assim são os amigos.
Lá pelas tantas uma frase solta no ar me chamou a atenção: “como diz o meu amigo….”
Esse ‘meu’ é um pronome possessivo, indica a posse. Se ele é meu amigo eu tenho essa posse.

Nesse caso acho que a gramática deveria encontrar uma nova classificação, nesse caso deveria ser pronome possessivo invertido. Aos meus amigos não há posse e sim oferta. Dos meus amigos eu recebo sem nenhuma contrapartida, serenamente, a amizade. E dos que, para minha felicidade, podem falar de mim como seu amigo, há a oferta também serena e tranquila da amizade.

2 comentários:

  1. Imagino a alegria que você sentiu ao rever um amigo depois de tanto tempo. Gostei da relação que você fez do pronome possessivo.

    ResponderExcluir
  2. Um trecho em que citei o meu amigo:

    Meu amigo Antonio Álvaro (a3moura) assim escreveu:
    "O que estamos fazendo senão dar voltas em torno do sol?
    Um dia não é diferente de outro dia, e a cada dia ficamos um pouco mais velhos, mais experientes, mais próximos da morte.
    Marcar uma data, celebrar uma volta em especial, um dia em detrimento dos demais?
    Que sentido faz?
    Faz todo o sentido.
    Nos dias especiais celebramos a vida.
    Celebramos estarmos dando voltas em torno do sol em companhia de outras pessoas a quem queremos bem e que nos querem bem.
    E vamos curtindo o sol..."

    ResponderExcluir